Lírio do Pai, Tabor para o Mundo!!

Lírio do Pai, Tabor para o Mundo!!

25 de fevereiro de 2007

Palavras do Pai e Fundador


"Lembrei-me então de um acontecimento da história da Espanha e Portugal que justifica o nome filhas-lírios, é um acontecimento que dá ao canteiro de lírios um caráter combativo. Foi no ano de 1048, portanto, há 900 anos, o rei Amaria de Nomarra travava uma batalha muito importante e perigosa contra seus inimigos e receava ser derrotado. Em um determinado lugar ele encontrou uma imagem de Maria, cujo o título era Nossa Senhora dos Lírios. Era uma imagem de Maria com o Filho. E a Mãe de Deus com o Filho surgiam de um lírio alvo e imaculado. O rei se ajoelhou diante de Nossa Senhora dos Lírios, rezou fervorosa e ardorosamente e ganhou a batalha. Em sinal de agradecimento, mandou erigir nesse local uma grande igreja e, conforme o espírito daquele tempo, fundou uma Ordem de Cavalaria: a Ordem de Nossa Senhora dos Lírios.
Minhas queridas filhas-lírios! não poderíamos nós também dizer que vencemos uma batalha difícil? Cada uma de nós em particular, quantas lutas, quantas batalhas já venceu? E toda a juventude? E toda a Família? Esta juventude se comprovou de modo excelente nas duras lutas do passado. E, apesar das grandes "dificuldades", quantas vieram para cá ao primeiro aceno. Não vieram para desfrutar uma vida boa, mas par4a render amor, respeito e gratidão à Mãe de Deus, e assim se preparar para as novas lutas. Realmente, a Mãe de Deus se comprovou admirável e sumamente bondosa para conosco.
Mãe de Deus, será que também nós, semelhante ao que fez o rei, não deveríamos construir para ti uma catedral viva, um monumento lirial vivo?
Quem deve representar esta catedral lirial? Nós, a jovem geração que hoje sobe os degraus do altar! Não poderíamos, hoje, fundar uma Ordem de princesas, as princesas de Nossa Senhora dos Lírios? Então eu poderia dizer: minhas queridas princesas! Que eco estas palavras produzem?
Abramos novamente o antigo livro da história e fixemo-nos na imagem que agora apresento: como era o traje desses cavaleiros? Ostentavam no peito um lírio bordado com fio de prata, e nas festas de Maria usavam uma corrente de ouro do qual pendia uma placa dourada com um lírio dourado sobre o qual estava gravada a letra "M" de Maria. Somos princesas de Nossa querida Senhora, de nossa querida Senhora Três Vezes Admirável dos Lírios! Como deve ser nossa veste? devemos também trazer lírios em nosso vestido? Não seria melhor e mais belo se todo o nosso ser fosse lirial? Cada princesa de Nossa querida Senhora dos Lírios representa continuamente um lírio, não somente nas festas de Maria, mas dia e noite, nos domingos e dias de semana, se é jovem ou idosa, em situações difíceis ou até mesmo numa atmosfera de impureza, em toda parte ela representa um lírio perfumado, florescente e imaculado. Como podemos imaginar este lírio? O olhar não apresenta nenhum traço menos nobre, é todo puro e cheio de luz. Em toda a pessoa, quer se pense na face ou no corpo, nada se inclina ao puramente terreno; cada movimento, cada passo, cada respiração deve proclamar: sou uma princesa nobre, filha de um rei nobre! assim se apresenta o lírio. Não precisamos de símbolos, porque nós mesmas somos um símbolo vivo.
Minhas queridas princesas! Não queremos, hoje, ser elevadas a este estado de nobreza? Agora somos escudeiros, depois da consagração seremos pequenos cavaleiros, princesas da Mãe Três Vezes Admirável dos Lírios. Ela mesma é um lírio! Assim imaginamos a Mãe de Deus: o olhar cheio de alma, irradiante e a face pura, mas não somente de modo natural. Isto significa: sou doada, eu pertenço à eterna e divina Majestade.
E a corrente de ouro? Os cavaleiros das antigas ordens de cavalaria tinham o costume de usar uma corrente de ouro nas festas de Maria. Nós representamos essa corrente de ouro. Cada uma de nosso círculo que hoje se aproxima do altar é um elo desta corrente. Os diversos elos estão unidos indissoluvelmente entre si. Ouro significa fidelidade, amor! Estamos enlaçados em fidelidade de ouro. Em fidelidade divina umas às outras e com Cristo, o Rei. Nada. Nada mesmo poderá nos separar de Jesus, o Eleito do meu coração, como diz o Cântico dos Cânticos: Meu amado é meu e eu lhe pertenço. Na corrente há uma plaqueta na qual está gravado, com letra dourada, o "M" de Maria. Nossa fronte - ostenta um único nome. Não queremos escrevê-lo numa placa, quanto muito indicá-lo no broche:- MTA. Que significa MTA? esta é uma princesinha da Mãe três Vezes Admirável dos Lírios. Todo o meu ser é um lírio florescente e eu pertenço à Mãe de Deus, à Mãe Três Vezes Admirável dos Lírios. Eu lhe pertenço e ela me pertence. juntas somos responsáveis para que esta Ordem dos Lírios seja propagada e continuamente receba impulso, de modo que o amor aos lírios jamais se apague das fileiras da nossa juventude de Schoenstatt.
Estão de acordos que me detenha um momento neste pensamento da ordem dos Lírios, neste pensamento das princesas? Pode ser que passageiramente não me adapte ao seu pensamento feminino e as senhoras sintam tudo isso como algo vigoroso e varonil. Apesar disso, parece-me que a vida atual exige de nós tal linguagem, e que representamos não só um canteiro de lírios, porém uma Ordem dos Lírios, isto é, que não sejamos somente filhas-lírios, mas princesas liriais. Se me perguntarem que programa devemos inscrever na fronte da nossa Ordem dos Lírios, que divisa, que normas ela deve ter? Com todo o prazer inscrevo e quero gravar nela duas palavras.

A primeira: Quae insignes esse volunt - as que querem se distinguir.

A segunda: Quae regina esse volunt - as que querem pertencer à Rainha."

Pe. Kentenich

Amazônia


Deus criador, Pai da família humana, vós formastes a Amazônia, maravilha da vida, benção para o Brasil e para o mundo.

Despertai em nós o respeito e a admiração pela obra que vossa mão entregou aos nossos cuidados.

Ensinai a reconhecer o valor de cada criatura que vive na terra, cruza os ares ou se move nas águas.

Perdoai, Senhor, a ganância e o egoísmo destruidor; moderai nossa sede de posse e poder.

Que a Amazônia, berço acolhedor de tanta vida, seja também o chão da partilha fraterna, pátria solidária de povos e culturas, casa de muitos irmãos e irmãs.

Enviai-nos todos em missão! O evangelho da vida, luz e graça para o mundo, fazendo-nos descípulos e missionários de Jesus Cristo, indique o caminho da justiça e do amor; e seja anúncio de esperança e de paz para os povos da Amazônia e de todo o Brasil.

Amém.

24 de fevereiro de 2007

Artigo: A Quaresma da Fraternidade – D. Eurico Veloso

Através de sua obediência Jesus curou a desobediência do homem. Ele é a Palavra de Deus. N’Ele somos a resposta que Deus quer que sejamos.

O Evangelho de Hoje, neste primeiro domingo da Quaresma, nos coloca diante do estilo de vida cristão. A norma da nossa vida cristã é o próprio Deus. A revisão de vida que a Quaresma nos exige tem que resultar do paralelismo entre a nossa vida e as Bem-aventuranças. Para que não nos enganemos nesta revisão, a Igreja nos coloca, hoje, perante o juízo de Deus. A santificação cristã é obra de Deus. Perante a sua Palavra temos que fazer a nossa revisão. Escutar! Reconverter-nos, reconciliar-nos com Deus e com os irmãos. Por isso, a Igreja não cessa de pedir “Converte-nos a Ti! Ilumina-nos com a luz da tua Palavra!”.

Se a Santidade é um dom da Palavra de Deus, o homem pode desejá-la, pedi-la com perseverança. Uma das práticas mais insistentemente recomendadas na Quaresma é a ORAÇÃO.

O clima espiritual deste Tempo está muito bem expresso na Oração da Missa da Quarta-Feira desta Semana primeira: “Olhai com bondade, Senhor, para a Oração do vosso povo, e fazei que, mortificando o corpo pela penitência, renovemos o espírito com o fruto das boas obras”.

A lei da santidade ensina-nos a nos tornarmos imagem de Deus. Não é com alienação e com práticas mirabolantes que seremos santos, mas cumprindo os preceitos que proíbem toda forma de dano às pessoas, exigindo a Justiça, respeitando e amando e não odiando e invejando, que seremos santos à imagem de Deus.

Esta é a Palavra de Deus, Espírito e Vida, este é o sentido do Salmo 18 tão rezado durante a Quaresma: “A Lei do Senhor é perfeita, reconforta a alma”.

Pois para nos converter à sua imagem, Deus nos leva hoje ao DESERTO, como o fez com seu Filho, “Cheio do Espírito Santo, Jesus atravessou o Jordão, em direção ao Deserto, onde passou quarenta dias”. (Cf. Lc 4,1-13). DESERTO significa situações difíceis de fé e de esperança. Deserto significa CRISE. É aí, precisamente aí, que encontramos a mão de Deus dando-nos o caminho, o momento oportuno (KAIRÓS) a hora da Salvação.

Que o Tempo da Paixão de Jesus, vivido e celebrado na Liturgia desta Quaresma, possa ser também o tempo da Graça para nossas vidas e nossas vivências, convertendo-nos à sua Imagem de misericórdia e de amor para os nossos irmãos.

Dom Eurico dos Santos Veloso

Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora (MG)


Texto tirado do site: www.cnbb.com.br

Visita do Papa ao Brasil


Foi inaugurado no último dia 1º de fevereiro a Secretaria Executiva da visita do Papa Bento XVI ao Brasil.

A Secretaria concentra todas as informações sobre a visita do Papa Bento XVI a São Paulo. O organismo também encaminhará ações práticas para os eventos dos quais o Papa deve participar na cidade.

O Escritório, situado à Avenida Jabaquara, 2682 —junto à paróquia São Judas Tadeu— possui uma linha telefônica exclusiva e e-mail, estando à disposição dos interessados durante todo o dia.

A Secretaria também lançou, ao mesmo tempo, um web site exclusivo sobre a visita do Papa ao Brasil: www.visitadopapa.org.br

"Todo grande homem é uma carta de Deus para seu tempo, uma mensagem a nós."

Se queres...


Se queres ser amado, ame;
Se queres ser feliz, comprometa-se;
Se desejas rezar, reserve um tempo;
Se queres que te ouçam, saiba escutar!

Se queres chegar a Mãe Rainha, caminhe.
Seu coração lirial pode chegar até lá!
E assim poderás encontrar-te com milhares de jovens e com o Pai Fundador.

Se o dia-a-dia for difícil; chegar até as reuniões...
ou no Santuário... lhe custa muito;
Ou se teu coração está envolvido em tantas outras coisas
Que te impedem de chegar ao Santuário
Tire um tempo contemple a cruz de Cristo a imagem da Rainha dos Lírios.

Se a dor fala forte, Cristo e Maria te darão coragem.
Se o desespero mostrar o rosto, continue confiando!
Se o amanhã te parecer incerto; não deixes de caminhar,
tantos jovens esperam por ti!

Não espere a vida chegar, faça acontecer!
Confie que a luz do dia é mais forte que a escuridão das noites.
Nos momentos difíceis da vida dê tempo ao tempo,
Olhe mais para o céu e o coração da Mãe e Rainha
e verás que seus problemas se tornam pequenos.

Tenha a grandeza de silenciar mais e de falar menos,
Saia de seu mundo e abra-te mais aos outros.
Não tenhas medo de confiar mais em Deus e na Rainha Lirial!!
Não duvide de sua presença certa até nos momentos mais incertos!

Confie, na presença da Mãe de Deus no Santuário,
no Deus que é vida e que favorece a verdadeira vida!
Utilize as pedras da caminhada para construir muros de proteção,
o Santuário do seu coração.
Faça das quedas momentos de renovar sua vocação de filha e de
pequena Maria: Lírio do Pai, Tabor para o Mundo!

22 de fevereiro de 2007

2007... ano da Aliança de Amor!!!


A Aliança de Amor nos torna filhos e missionários nele

Mais fotos!!!!








Renascença, Gutierres, Cidade Nova e Lagoa Santa!!!! JUFEM no Santuário Tabor da Liberdade... e claro nossa querida Irmã Elaine!

Abertura 2007 - JUFEM BH e Lagoa Santa ... Como foi?





Foi com muita alegria que nós, da Juventude Feminina de Belo Horizonte e Lagoa Santa, encontramos para dar inicio aos trabalhos do ano de 2007. Abrimos nosso encontro com uma bela oração no Santuário preparada pelas meninas do grupo Gutierres, logo depois assistimos a uma retrospectiva de 2006, seguimos com uma palestra da Ir. Elaine onde fomos convidadas a pensar sobre o ano da Aliança de Amor e por fim encerramos o encontro com uma adoração no Santuário, preparada pelas meninas de Lagoa Santa.

Fomos marcadas pela alegria do reencontro e pela vontade de viver este ano da melhor maneira possível, pela Aliança de Amor queremos nos entregar a Mãe e deixar que Ela atue em nossas vidas nos preparando para ser Sagrada Primavera.

LIRIO DO PAI, TABOR PARA O MUNDO!!!

2 de fevereiro de 2007

Abertura 2007 - JUFEM BH e Lagoa Santa

Aquecendo os motores... vamos começar o nosso ano da Juventude Feminina de Belo Horizonte e Lagoa Santa!

Estão nos encontramos no Santuário Tabor da Liberdade, Confins MG, no dia 11 de fevereiro.

Que nossa querida Mãe, a Rainha Lirial, nos cumule de graças e vontade para começarmos este ano!

Nos cum prole pia...