Iniciamos um Novo Ano da Igreja com o tempo líturgico chamado Advento. A teologia católica põe para nossa reflexão a presença de três personagens muito especiais: Isaías, João Batista e Maria, Mãe de Jesus. Isaías nos fala da grande esperança que confortou o povo eleito durante tempos difíceis de sua história, e continua hoje com sua mensagem de esperança para todos nós.
João Batista, preparando os caminhos do Senhor, significa para os nossos dias o vigor e a determinação de todos aqueles que desejam vivenciar um Natal verdadeiramente cristão. Maria ocupa um lugar privilegiado na história da salvação. "Em Maria, se manifesta o mistério da presença do Senhor." Diante da proposta de Deus, Ela responde profundamente com um sim cheio de generosidade. "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a vossa palavra." (Ir. Marlene Bertodi CIIC)
Essas figuras maiores cumprindo a sua missão continuam sendo para nós modelo e inspiração convidando-nos a uma preparação para o Natal despojados dos condicionamentos mercantilistas para celebrar o nascimento do MENINO-DEUS.
Poderíamos perguntar a nós mesmos: nos caminhos do Advento onde nos encontramos? Qual o esforço que fazemos como caminheiros guiados pela estrada de Belém? A figura de Maria por nós venerada sob o título Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt é fonte permanente de uma espiritualidade bem humana e humanizadora, pois foi ela quem nos deixou o seguinte recado: "Fazei tudo o que Ele vos disser". (Jô 2,5)
Pe. João de Deus Dantas (Assistente Arquidiocesano do MAS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário