11 DE ABRIL DE 1948, PELA MANHÃ, CONFERÊNCIA PARA A JUVENTUDE FEMININA DE SCHOENsTATT, SANTA MARIA
"Minha querida Juventude de Schoenstatt! Ontem à noite, prometi dar todas as manhãs uma conferência à nossa juventude. Isto não quer dizer que eu não queira ter nada a ver com as mais velhas. Mas a juventude cativou-me. Quando a vejo assim, na minha frente recordo espontaneamente como a Mãe de Deus, alguns anos atrás, me conduziu à juventude masculina. E tudo o que então esperei e disse desperta novamente em mim...
Na verdade, é belo para nós sabermos que Jesus e a Mãe de Deus, que receberam a grande tarefa de vencer o demônio, não poderão fazê-lo se nós não os ajudarmos. Sabem agora como devem imaginar a situação atual? Jesus e a Mâe de Deus pecorrem o mundo para conquistar um exèrcito. Mas a maioria das pessoas às portas das quaisos dois batem, não os deixam entrar, não lhes abrem nem uma pequenina porta.
Por isso os dois estão muito desamparados. Mas nós, filhos de Schoenstatt, dizemos a Jesus e a Mãe de Deus: venham a nossa casa, queremos ser ossos instrumentos para vencer o demônio no mundo inteiro. Foi este o pedido de nossa juventude ao bom Deus em 1914. Sabeis a resposta que o céu deu. A Mãe estabeleceu-se com Jesus na Capelinha e derramou sobre aquele Santuário uma benção imensa...
Como deve ser grnadioso o que penetra em nossos corações se estivermos convictos desta realidade! Não é verdade, quando algo nos pesa no coração, vamos depressa à Capelinha e dizemos: eu vos pertenço! O mundo pode fazer o que quiser, eu vos pertenço! Aceitai-me, quero ser vosso pequeno instrumento! Nesse contexto recordo José Engling. Talvez já o conheçam um pouco.
Ele foi dos que melhor compreendeu a importância do 18 de outubro de 1914. Viveu totalmente da idéia que a Mãe de Deus deve ser atraída a nossa capelinha para o demônio ser vencido.
Como tinha um coração puro, tinha em si um impulso muito forte para tudo o que é grande. Ofereceu-se vezes sem conta à Mãe de Deus e a Jesus dizendo-lhes: eu entreguei-me inteiramente a vós, agora educai-me para poderdes utilizar-me como vosso instrumento contra o demônio. E Jesus e a Mãe de Deus fizerma dele uma obra prima. (...) Estamos agora no ano de 1948, e ele faleceu em 1918. Não acham que trinta anos depois, a Mãe de Deus poderia educar a partir daqui, pequenos José Engling? Não é preciso que se chame José, também podem se chamar Gabriela...Estou pensando noutra coisa.
Foi em 1915 se bem me recordo. Eu também estava assim diante de nossa juventude, ta,bém assim na capelinha, com a imagem da MTA, com Jesus. E disse que o bom Deus hoje precisa de santos modernos. Nossos jovens focaram tão entusiasmados, que dois deles se deram as mãos e prometeram um ao outro: nós dois queremos ser os santos modernos! Depois foram para a guerra e recordaram sempre, até o final da vida, a promessa: nós dois queremos ser santos!
Um deles era José Englig e o outro foi aquele que depois contou e recolheu tudo para que se pudesse escrever a vida dele. Vocês não serão também capazes do que a Juventude de lá conseguiu? Tudo depende de acharmos aqui um segundo José Engling que se entregue assim à querida Mãe de Deus e se deixe totalmente educar por ela. Posso assegurar-lhes que a Mãe de Deus e Jesus se estabelecem hoje aqui para esculpir toda uma série de pequenos José Engling. Na verdade, agora eu deveria perguntar: quem quer ser o segundo José Engling para a América do Sul? A Mãe de Deus sabe. Na santa missa, vou pedir a Mãe de Deus...que a Mãe de Deus e Jesus hoje se estabeleçam aqui para formarem, de entre os que aqui vêm, toda uma série (de pequenos José Engling), para criarem pequenas santas como fizeram em Schoenstatt..."
Às vésperas do Encontro Nacional da JUFEM, que a Mãe de Deus possa também formar em nós pequenas José Engling, mas não sem antes escutar de nossas bocas: Nós queremos ser as santas modernas!!!!
Não se esqueçam dos propósitos...essa semana ainda devemos ir em mais uma missa além da de domingo Ok!!
Abraços, Luciana.
Lírio do Pai, Tabor para o Mundo!!
28 de julho de 2009
25 de julho de 2009
Rumo a Santa Maria!!!!
Estamos em meio a preparação para o EN e dessa vez a conquista foi material. No dia 11 de julho a JUFEM-BH e a JUFEM-Lagoa Santa se encontraram para realizar o mutirão da pizza. Nos juntamos para preparar deliciosas pizzas que nos ajudaram a arrecadar fundos para bancar nossa ida à Santa Maria! Claro que não faltou muita alegria, bastante risadas e muito capital de graças! Fizemos até a Ir. Rafaela chorar, tadinha!
Mas é com esse espírito de sacrifício é que vamos preparando nossos corações para receber de corações abertos a missão que a Mãe de Deus quer nos delegar e ajudar a conquistar essa missão como parte da Juventude Femenina de Schoenstatt Brasileira!
E agora as fotos...
14 de julho de 2009
Fazemos parte de um Movimento Apostólico...
Movimento Apostólico de Schoenstatt
O que é?
O Movimento Apostólico de Schoenstatt é um globo misterioso nas mãos de Deus e da Mãe de Deus’, uma Obra Internacional, fundada pelo Pe. José Kentenich, em 1914, na Alemanha. Obra Federativa, constituída por comunidades autônomas!
Objetivos
Objetivo Geral:
Renovação religiosa e moral do mundo em Cristo por Maria!
Objetivos específicos:
Formação do Homem Novo na Nova Comunidade·
-Salvação da Missão Histórico-redentora do Ocidente·
-Confederação do Apostolado Universal (CAU)
Lugar de romarias e de graças: Maria não apareceu no Santuário de Schoenstatt. Sua mensagem provém da espiritualidade própria e original.
No Santuário, a Mãe Santíssima é venerada como “Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt”. Mãe, porque nos foi dada como mãe, por Jesus. Rainha, porque está acima de todas as criaturas. Vencedora, pelo poder que Deus lhe concedeu de vencer e triunfar sobre o mal. Três Vezes Admirável, pela grandeza de sua posição junto a Deus Trino — Mãe de Deus, Mãe do Redentor e Mãe dos Remidos. A palavra Schoenstatt quer dizer “um belo lugar”.
MENSAGENS DE SCHOENSTATT
São três as mensagens de Schoenstatt:
1. Mensagem da Fé Prática na Divina Providência: que nos dá a visão correta de Deus como Pai e a visão certa do homem como filho;
2. Mensagem da Aliança de Amor: ensina-nos que a vinculação a Maria é o caminho mais seguro para a experiência de Deus Pai e da consciência de sermos seus filhos amados em Cristo;
3. Mensagem da fé na missão: que desperta em nós a consciência de um chamado pessoal de Deus para o cumprimento de uma missão específica aqui na terra, e a prontidão de dar tudo por esta missão.
ESPIRITUALIDADE ORIGINAL DE SCHOENSTATT
A espiritualidade de Schoenstatt abrange:
1. Santificação da vida diária: significa santificar o dia a dia, crendo no agir de Deus através dos acontecimentos grandes ou pequenos da vida diária, respondendo a Ele, em atitude de amor filial, oferecendo-lhe atos de amor e tudo o que o dia nos traz sobretudo o bom cumprimento do dever. Vinculamo-nos harmoniosamente a Deus, ao trabalho e ao próximo.
2 Vida de Aliança de Amor: significa viver com a Mãe de Deus, na Mãe de Deus e para a Mãe de Deus, em permanente troca de corações.
3 Consciência mariana de Instrumento: ser instrumento nas mãos de Maria; Deus e a Mãe de Deus falam, agem e amam por mim; consagração total a Maria e à Obra de Schoenstatt, através de um desprendimento total para estar livre a seu serviço.
PEDAGOGIAS DE SCHOENSTATT:
A Obra de Schoenstatt possui uma pedagogia própria que são como estrelas que nos conduzem à realização de seus objetivos, especialmente a formação do homem novo na nova comunidade.
São elas:
1: Pedagogia do Ideal: procura formar a vida pelo ideal pessoal e o ideal comunitário. O ideal estimula à magnanimidade, desperta as forças, desdobra as capacidades naturais e sobrenaturais e conduz à verdadeira liberdade dos filhos de Deus.
2: Pedagogia da Confiança: É a fé no bem existente no outro e na vocação de cada um que gera confiança mútua, base de toda a educação.
3: Pedagogia da Vinculação: Cultiva as diversas vinculações inatas na natureza humana.
4: Pedagogia Da Aliança: Seu fundamento é a Aliança de Amor com a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, que se desenvolve até à Aliança de Amor com a Santíssima Trindade. Esta Aliança de Amor deve ser norma, forma e finalidade de vida de todos os membros. Ela se baseia na realidade da aliança no nosso batismo e da nossa consagração.
5: Pedagogia do Movimento: parte dos pontos de contato psicológicos, num desenvolvimento lento e gradativo. É o método de educação que promove um duplo movimento – educadores e educandos.
ORGANIZAÇÃO:
A Obra de Schoenstatt possui 21 comunidades:
Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt
Instituto Secular dos Irmãos de Maria de Schoenstatt
Instituto Secular das Famílias de Schoenstatt
Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt
Instituto Secular dos Padres Diocesanos de Schoenstatt
Instituto Secular das Senhoras de Schoenstatt
União Apostólica dos Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt
União Apostólica das Mães de Schoenstatt
União Apostólica das Famílias de Schoenstatt
União Apostólica dos Doentes de Schoenstatt
União Apostólica Feminina de Schoenstatt
União Apostólica dos Homens de Schoenstatt
Liga Apostólica dos Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt
Liga Apostólica da Juventude Feminina de Schoenstatt (JUFEM)
Liga Apostólica da Juventude Masculina de Schoenstatt (JUMAS)
Liga Apostólica das Mães de Schoenstatt
Liga Apostólica Feminina de Schoenstatt
Liga Apostólica das Famílias de Schoenstatt
Liga Apostólica dos Doentes de Schoenstatt
Liga Apostólica dos Homens de Schoenstatt
Movimento Popular e de Peregrinos do qual faz parte a Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, o terço dos Homens, Circulo Externo da Adoração, devotos do Pe. Kentenich, peregrinos dos santuários...
8 de julho de 2009
7 de julho de 2009
6 de julho de 2009
Novo CD das Lirializadas
Olá tem algumas músicas do novo CD neste link. Está ficando muito bonito!
http://www.myspace.com/lirializadas
5 de julho de 2009
RETIRO 2009: FILHA LÍRIO, HERÓICA NA MISSÃO!
"Se lançarmos um olhar a nosso tempo, contemplamos um mundo cheio de escuridão, trevas. Sempre mais o mundo afasta-se de Deus, o renega, esquece de seu amor, esquece que Ele é Pai, é nosso Pai!
Mas, é neste mundo, é neste contexto que fomos chamadas a viver, mas viver de forma diferente, ser contraste e revelar, principalmente à juventude de hoje, o que realmente vale à pena!"
Foram com essas palavras que iniciamos nosso retiro 2009, fomos chamadas a ter um encontro pessoal e profundo com a Mãe de Deus, deixar que, no silêncio, ela falasse em nosso coração. Um momento para parar, esquecer os problemas e deixar que somente uma coisa ocupasse nossa mente: a Mãe de Deus!
" Para nosso Pai, Schoenstatt pela vinculação ao Santuário, pode oferecer ao homem moderno, um ponto de abrigo, onde será possível novamente o encontro com Deus. Ali nossa Mãe três vezes Admirável, abriga, transforma e envia instrumentos para anunciar ao mundo sua mensagem de amor.
Nossa Aliança de Amor com a Mãe de Deus é a força vital que nos permite alcançar a filialidade heróica. Nosso Pai comprovou isso nos deixando o exemplo de uma confiança ilimitada em seu poder de Mãe!
Em Schoenstatt podemos encontrar um lar... Uma Mãe sempre pronta a nos acolher, e um Pai que nos guia e conduz... E muitos, mas muitos irmãos e irmãs que conosco querem se entregar por esta missão..."
Como não poderia deixar de ser o encontro foi marcado por muita alegria, emoção e claro muita música!
Um fim de semana para recarregar as baterias e reecontrar com Deus!
Assinar:
Postagens (Atom)