Lírio do Pai, Tabor para o Mundo!!

Lírio do Pai, Tabor para o Mundo!!

14 de julho de 2009

Fazemos parte de um Movimento Apostólico...


Movimento Apostólico de Schoenstatt

O que é?
O Movimento Apostólico de Schoenstatt é um globo misterioso nas mãos de Deus e da Mãe de Deus’, uma Obra Internacional, fundada pelo Pe. José Kentenich, em 1914, na Alemanha. Obra Federativa, constituída por comunidades autônomas!
Objetivos


Objetivo Geral:
Renovação religiosa e moral do mundo em Cristo por Maria!

Objetivos específicos:
Formação do Homem Novo na Nova Comunidade·
-Salvação da Missão Histórico-redentora do Ocidente·
-Confederação do Apostolado Universal (CAU)

Lugar de romarias e de graças: Maria não apareceu no Santuário de Schoenstatt. Sua mensagem provém da espiritualidade própria e original.

No Santuário, a Mãe Santíssima é venerada como “Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt”. Mãe, porque nos foi dada como mãe, por Jesus. Rainha, porque está acima de todas as criaturas. Vencedora, pelo poder que Deus lhe concedeu de vencer e triunfar sobre o mal. Três Vezes Admirável, pela grandeza de sua posição junto a Deus Trino — Mãe de Deus, Mãe do Redentor e Mãe dos Remidos. A palavra Schoenstatt quer dizer “um belo lugar”.
MENSAGENS DE SCHOENSTATT
São três as mensagens de Schoenstatt:

1. Mensagem da Fé Prática na Divina Providência: que nos dá a visão correta de Deus como Pai e a visão certa do homem como filho;

2. Mensagem da Aliança de Amor: ensina-nos que a vinculação a Maria é o caminho mais seguro para a experiência de Deus Pai e da consciência de sermos seus filhos amados em Cristo;

3. Mensagem da fé na missão: que desperta em nós a consciência de um chamado pessoal de Deus para o cumprimento de uma missão específica aqui na terra, e a prontidão de dar tudo por esta missão.

ESPIRITUALIDADE ORIGINAL DE SCHOENSTATT

A espiritualidade de Schoenstatt abrange:
1. Santificação da vida diária: significa santificar o dia a dia, crendo no agir de Deus através dos acontecimentos grandes ou pequenos da vida diária, respondendo a Ele, em atitude de amor filial, oferecendo-lhe atos de amor e tudo o que o dia nos traz sobretudo o bom cumprimento do dever. Vinculamo-nos harmoniosamente a Deus, ao trabalho e ao próximo.
2 Vida de Aliança de Amor: significa viver com a Mãe de Deus, na Mãe de Deus e para a Mãe de Deus, em permanente troca de corações.
3 Consciência mariana de Instrumento: ser instrumento nas mãos de Maria; Deus e a Mãe de Deus falam, agem e amam por mim; consagração total a Maria e à Obra de Schoenstatt, através de um desprendimento total para estar livre a seu serviço.


PEDAGOGIAS DE SCHOENSTATT:
A Obra de Schoenstatt possui uma pedagogia própria que são como estrelas que nos conduzem à realização de seus objetivos, especialmente a formação do homem novo na nova comunidade.
São elas:
1: Pedagogia do Ideal: procura formar a vida pelo ideal pessoal e o ideal comunitário. O ideal estimula à magnanimidade, desperta as forças, desdobra as capacidades naturais e sobrenaturais e conduz à verdadeira liberdade dos filhos de Deus.
2: Pedagogia da Confiança: É a fé no bem existente no outro e na vocação de cada um que gera confiança mútua, base de toda a educação.
3: Pedagogia da Vinculação: Cultiva as diversas vinculações inatas na natureza humana.
4: Pedagogia Da Aliança: Seu fundamento é a Aliança de Amor com a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, que se desenvolve até à Aliança de Amor com a Santíssima Trindade. Esta Aliança de Amor deve ser norma, forma e finalidade de vida de todos os membros. Ela se baseia na realidade da aliança no nosso batismo e da nossa consagração.
5: Pedagogia do Movimento: parte dos pontos de contato psicológicos, num desenvolvimento lento e gradativo. É o método de educação que promove um duplo movimento – educadores e educandos.

ORGANIZAÇÃO:
A Obra de Schoenstatt possui 21 comunidades:
Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt
Instituto Secular dos Irmãos de Maria de Schoenstatt
Instituto Secular das Famílias de Schoenstatt
Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt
Instituto Secular dos Padres Diocesanos de Schoenstatt
Instituto Secular das Senhoras de Schoenstatt
União Apostólica dos Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt
União Apostólica das Mães de Schoenstatt
União Apostólica das Famílias de Schoenstatt
União Apostólica dos Doentes de Schoenstatt
União Apostólica Feminina de Schoenstatt
União Apostólica dos Homens de Schoenstatt
Liga Apostólica dos Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt
Liga Apostólica da Juventude Feminina de Schoenstatt (JUFEM)
Liga Apostólica da Juventude Masculina de Schoenstatt (JUMAS)
Liga Apostólica das Mães de Schoenstatt
Liga Apostólica Feminina de Schoenstatt
Liga Apostólica das Famílias de Schoenstatt
Liga Apostólica dos Doentes de Schoenstatt
Liga Apostólica dos Homens de Schoenstatt
Movimento Popular e de Peregrinos do qual faz parte a Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, o terço dos Homens, Circulo Externo da Adoração, devotos do Pe. Kentenich, peregrinos dos santuários...

Um comentário:

Unknown disse...

Fazer parte deste movimento é algo muito especial. Selar a Aliança de Amor e nos entregar à Mãe Deus nos colocando em suas mãos, com o coração aberto para que a Mãe seja nossa educadora. Mas é mais que isso, eu também a recebo pois sem mim o Santuário também não se mantem. Somos parte de um todo, algo grandioso que tem um objetivo: formar o homem novo para a nova comunidade.
Essa é a nossa maior aventura e o maior objetivo de nossa vida, formar em nos essa nova personalidade totalmente vinculada a nossa Mãe e através dela ao Pai!