Lírio do Pai, Tabor para o Mundo!!

Lírio do Pai, Tabor para o Mundo!!

31 de janeiro de 2007

Discípulos e missionários - D. Jacyr Braido

Estamos iniciando um novo ano. O primeiro momento foi de oração e de reflexão sobre a Paz. O Papa Bento XVI coloca a pessoa humana e a igualdade de todas as pessoas no coração da paz. Ela é dom de Deus e ao mesmo tempo nosso dever. É garantia do direito à vida. Brota da liberdade religiosa e do respeito aos direitos humanos e a todas as organizações internacionais. Foi certamente um bom começo!

Mas podemos nos perguntar: quais outros acontecimentos marcarão este novo ano? É certamente muito difícil, senão impossível, fazer uma previsão. Contudo, sem ser profetas, podemos dizer que se há um evento que se anuncia como muito especial para 2007, este é certamente a V Conferência do Episcopado Latino-Americano e Caribenho. Já muito se ouviu falar dela. Muito trabalhamos para prepará-la. Está envolvida toda a Igreja da América Latina e do Caribe. O próprio Papa Bento XVI a convocou e lhe fixou o tema: “Discípulos e Missionários de Jesus Cristo, para que Nele todos os povos tenham vida”. “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6).

As primeiras 4 conferências se realizaram no Rio de Janeiro, Medellín, Puebla e Santo Domingo. Esta envolve particularmente a Igreja do Brasil, porque o Papa fixou sua sede em Aparecida do Norte. O Papa Bento XVI estará presente. Vai manter contato com os Bispo do Brasil que terminarão sua Assembléia Geral em data propícia para acolhê-lo: no dia 09 de maio. A seguir, Ele fará celebrações para o povo e para os jovens, em São Paulo. E no dia 13 de maio, dará início, em Aparecida, à V Conferência.

Discípulos e Missionários: O tema nos situa no centro da missão de Jesus Cristo: Ele reúne discípulos não para servi-lo, mas para prepará-los para a missão. A finalidade do discipulado é a missão. O Discípulo nasce do encontro com Cristo Vivo pela contemplação de sua face, pelo acolhimento e meditação da Palavra de Deus, pela oração pessoal e comunitária e pela atenção especial aos pobres e excluídos. O Discípulo vive em comunhão eclesial. Responde a um chamado pessoal para servir Jesus Cristo na Igreja. Age em nome de Cristo com toda a Igreja. Não se isola.

O Discípulo é para a missão: Como o Pai me enviou, também eu vos envio... Recebei o Espírito Santo (Jo 20, 21-22). Nasce no Discípulo o sentido de pertença. Ele assume a edificação e a missão da Igreja. É, inicialmente, instrumento de comunhão. Ele é impelido a sair ao encontro daqueles que têm sede de Deus e não conhecem seu rosto. Aproxima-se de diversos grupos culturais. É pobre de espírito e compartilha o abaixamento de Jesus. Como Jesus ele vai levar a Boa Nova aos pobres. Compartilha o amor misericordioso e preferencial pelos mais pobres e necessitados, destinatários privilegiados da evangelização (Puebla, n. 1141-44). É um construtor da sociedade nova em tantas urgências: a defesa da vida humana, o fortalecimento da família; a denuncia das campanhas antinatalistas, das políticas totalitárias de governos que produzem o progressivo enfraquecimento da dignidade, da liberdade e da identidade humana; a participação em uma atividade política solidária para buscar a justiça, a reconciliação, o perdão e a paz nas comunidades e nos povos; a defesa do direito ao trabalho; a distribuição eqüitativa dos bens, levando em conta sua função social; a responsabilidade pelo meio ambiente; a educação que prepare as gerações futuras da sociedade e da Igreja (cfr. DP, n. 87).

Como conclusão da V Conferência está prevista uma missão continental para avivar o Evangelho de Jesus Cristo em todos os nossos países.

Que o ano de 2007 torne a Igreja da América Latina e do Caribe Discípula e Missionária de Jesus Cristo, enviado pelo Pai, na força do Espírito Santo.

Dom Jacyr Francisco Braido, CS

Bispo da diocese de Santos (SP)


Artigo tirado do site: www.cnbb.com.br

Nenhum comentário: